Texto Reflexivo (Projeto de Aprendizagem)

Faça um texto reflexivo, entre 150 e 300 palavras, respondendo à pergunta: "Como fazer para utilizar as novas tecnologias na melhoria da minha prática em educação, dentro da realidade local na qual estou inserido, buscando favorecer os processos de aprendizagem por meio de projetos?".
Esse texto deverá demonstrar sua maturidade de compreensão dos conceitos desenvolvidos em conjunto, nas disciplinas de PA e de SEOA.

Poste esse texto no seu blog (portfólio individual). 

A Informática no ensino escolar é realidade nos dias atuais, percebe-se que as escolas, sejam elas estaduais, municipais, federais e particulares possuem recursos deste tipo de tecnologia presentes em sua estrutura dependendo principalmente do professor para iniciar a trabalhar este recurso em suas aulas. Percebe-se que a prática do professor deve levar em consideração esta realidade e cabe a cada um promover iniciativas de trabalhar o assunto do currículo escolar em tecnologias voltadas para esta realidade aderindo conhecimento a jogos educativos, softwares, redes sociais dentre outros.


Uma forma de utilizar essas novas tecnologias na melhoria da prática educacional seria a de planejar aulas voltadas para a interatividade, que busque a participação efetiva do aluno no ensino, que leve o aluno a investigar o que está sendo proposto através da pesquisa pela internet, que promova a capacidade de reflexão e contextualização do que está sendo ensinado, enfim que busque inserir o aluno na construção do processo de ensino e aprendizagem. Vale ressaltar que esta técnica funciona eficazmente quando o professor busca trabalhar o conteúdo dentro da realidade local que o aluno presencia e convive tornando a contextualização mais próxima da realidade do dia a dia e do cotidiano. Uma alternativa na fase do planejamento do Professor seria Projetos de Aprendizagem que quando elaborados e planejados trazem resultados positivos no ensino, consegue contribuir para a melhora da qualidade do ensino e envolver a interdisciplinaridade na escola.

Um exemplo seria um projeto que pude presenciar quando trabalhei em uma Escola Estadual do Município de Montanha -ES foi um projeto de Aprendizagem sobre Drogas que envolveu todos os alunos e professores, houve atividades no laboratório de Informática (jogos educativos de prevenção as Drogas) além de atividades fora da ambiente escolar que envolveu também a comunidade em geral e promoveu uma mudança de atitude dos alunos sobre os métodos de prevenção as Drogas. O projeto também foi discutido e trabalhados por cada disciplina do conteúdo escolar permitindo um envolvimento maior e contribuindo para um melhor aprendizado.

Enfim se percebe que podemos positivamente e satisfatoriamente trabalhar na prática de ensino recursos da tecnologia da informação que podem contribuir para a melhora da qualidade do ensino e desta forma permitir um ensino efetivo que contribua para a vida profissional do alunado e promova independência na qualidade de vida de todos.

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