Faça um texto
reflexivo, entre 150 e 300 palavras, respondendo à pergunta: "Como fazer
para utilizar as novas tecnologias na melhoria da minha prática em educação,
dentro da realidade local na qual estou inserido, buscando favorecer os
processos de aprendizagem por meio de projetos?".
Esse texto deverá
demonstrar sua maturidade de compreensão dos conceitos desenvolvidos em
conjunto, nas disciplinas de PA e
de SEOA.
Poste
esse texto no seu blog (portfólio individual).
A Informática no ensino
escolar é realidade nos dias atuais, percebe-se que as escolas, sejam elas estaduais,
municipais, federais e particulares possuem recursos deste tipo de tecnologia
presentes em sua estrutura dependendo principalmente do professor para iniciar
a trabalhar este recurso em suas aulas. Percebe-se que a prática do professor
deve levar em consideração esta realidade e cabe a cada um promover iniciativas
de trabalhar o assunto do currículo escolar em tecnologias voltadas para esta
realidade aderindo conhecimento a jogos educativos, softwares, redes sociais
dentre outros.
Uma forma de utilizar essas
novas tecnologias na melhoria da prática educacional seria a de planejar aulas
voltadas para a interatividade, que busque a participação efetiva do aluno no
ensino, que leve o aluno a investigar o que está sendo proposto através da
pesquisa pela internet, que promova a capacidade de reflexão e contextualização
do que está sendo ensinado, enfim que busque inserir o aluno na construção do
processo de ensino e aprendizagem. Vale ressaltar que esta técnica funciona
eficazmente quando o professor busca trabalhar o conteúdo dentro da realidade
local que o aluno presencia e convive tornando a contextualização mais próxima
da realidade do dia a dia e do cotidiano. Uma alternativa na fase do
planejamento do Professor seria Projetos de Aprendizagem que quando elaborados
e planejados trazem resultados positivos no ensino, consegue contribuir para a
melhora da qualidade do ensino e envolver a interdisciplinaridade na escola.
Um exemplo seria um projeto que pude presenciar quando trabalhei em uma Escola Estadual do Município de Montanha -ES foi um projeto de Aprendizagem sobre Drogas que envolveu todos os alunos e professores, houve atividades no laboratório de Informática (jogos educativos de prevenção as Drogas) além de atividades fora da ambiente escolar que envolveu também a comunidade em geral e promoveu uma mudança de atitude dos alunos sobre os métodos de prevenção as Drogas. O projeto também foi discutido e trabalhados por cada disciplina do conteúdo escolar permitindo um envolvimento maior e contribuindo para um melhor aprendizado.
Enfim se percebe que podemos positivamente e satisfatoriamente trabalhar na prática de ensino recursos da tecnologia da informação que podem contribuir para a melhora da qualidade do ensino e desta forma permitir um ensino efetivo que contribua para a vida profissional do alunado e promova independência na qualidade de vida de todos.
Um exemplo seria um projeto que pude presenciar quando trabalhei em uma Escola Estadual do Município de Montanha -ES foi um projeto de Aprendizagem sobre Drogas que envolveu todos os alunos e professores, houve atividades no laboratório de Informática (jogos educativos de prevenção as Drogas) além de atividades fora da ambiente escolar que envolveu também a comunidade em geral e promoveu uma mudança de atitude dos alunos sobre os métodos de prevenção as Drogas. O projeto também foi discutido e trabalhados por cada disciplina do conteúdo escolar permitindo um envolvimento maior e contribuindo para um melhor aprendizado.
Enfim se percebe que podemos positivamente e satisfatoriamente trabalhar na prática de ensino recursos da tecnologia da informação que podem contribuir para a melhora da qualidade do ensino e desta forma permitir um ensino efetivo que contribua para a vida profissional do alunado e promova independência na qualidade de vida de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário