Esta atividade de avaliação de um Software
Educacional consiste de uma tarefa da disciplina Software Educacional e
Objetos de Aprendizagem do curso de Pós-graduação em Informática na Educação do
IFES.
SOFTWARE LUDO QUÍMICO
Avaliador:
|
Magno Cruz Santos |
|
Nome do software:
|
LUDO QUÍMICO
|
|
Objetivos educacionais:
|
Ludo Químico é um "Game"
de química, baseado no antigo jogo indiano Pachisi, no qual o objetivo
principal é chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as
questões de química que aparecerão pelo percurso.
As questões seguem os
"Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN´s do Ensino Médio".
Portanto, o conteúdo de química é o mesmo ministrada em qualquer escola
pública ou privada. É nesse sentido, um ótimo simulado para quem está
prestando vestibular, pois aborda todas as áreas da química.
|
|
Acesso/Download:
|
||
Classificação (3-sempre,
2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda
sem avaliar).
|
||
Apresentação
|
1 |
O software avaliado apresenta
poucas vezes somente informações.
|
Consulta
|
1 |
Analisando o Software do Ludo Químico percebo que
poucas vezes é permitido a consulta a informações, buscando testar o
conhecimento adquirido pelo aluno do conteúdo de Química do Ensino Médio.
|
Pergunta/resposta
|
3 |
O software educativo Ludo Químico, no meu
entender se enquadra claramente com perguntas e respostas pois interage com o
usuário afim de avaliar o conhecimento do aluno a respeito do conteúdo cobrado
de Química do Ensino Médio pelos PCN´s .
|
Tutor inteligente
|
N |
Nesse
Jogo não vejo vestígios de classificação do estilo Tutores Inteligentes.
|
Construção
|
N |
Não percebo neste Jogo vestígios de Construção.
|
Jogo
|
3 |
O Ludo
Químico é um tabuleiro onde para se chegar ao final você deve responder
perguntas relacionadas ao conteúdo de química, logo percebo que ele pode ser
classificado como Jogo pois existem situações de softwares de perguntas e
respostas.
|
Simulação
|
N
|
Nesse Game não vi traços de simulação, pois não
há simulação da realidade ou imaginário.
|
Micromundo
|
N |
Essa Característica não se faz
presente no Jogo Ludo Químico, pois não ocorre traços de de construção do
conhecimento, percebe-se traços de contextualização e verificação de
aprendizagem de forma lúdica e interativa.
|
Programação
|
N |
Não contém também comandos de execução
programável, logo não faz parte do Game Ludo Químico.
|
Comunicação
|
2 |
O jogo possui interação com
outros usuários, inclusive há um blog interativo além do software, permitindo
o contato com outros usuários e favorecendo o conhecimento da química.
|
Cooperação
|
0 |
Não há a possibilidade de
construção coletiva e colaborativa da aprendizagem, essa característica não
está presente na realidade do Jogo Ludo Químico.
|
Usabilidade (3-sempre, 2-muitas vezes,
1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
|
||
Presteza
|
3 |
O programa apresenta presteza
pois é um software interativo de fácil manuseio além de possuir agilidade no
acesso.
|
Agrupamento
|
2 |
Como o Ludo Químico se dá num
tabuleiro há uma sequencia lógica que o aluno ou jogador deve percorrer e evoluir se acertar a cada pergunta que é
lançada no decorrer dos passos. Um jogo muito interessante e bem agrupado.
|
Feedback imediato
|
3 |
O retorno é imediato e ocorre logo
depois que o aluno aciona a tecla de verificar resposta, sabendo se acertou
ou errou.
|
Ações explícitas
|
2 |
O programa possibilita que o
jogador ou aluno possa explicitar suas ações no sentido de evoluir no
decorrer do jogo.
|
Controle do usuário
|
1 |
O Jogador ou aluno poucas vezes
tem controle total da situação por se tratar de um jogo de perguntas e
respostas e seu desempenho ir evoluindo à medida que o mesmo acerte as
perguntas que são lançadas na trilha do tabuleiro.
|
Consistência
|
3 |
É um software muito fácil de
utilização, onde todo usuário, mesmo sem experiência possa utilizar, sem
limites de possibilidades.
|
Significado
|
3 |
O programa encontra-se na Língua
Portuguesa e com uma linguagem fácil e compreensiva.
|
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes,
1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
|
||
Lembrar
|
1
|
O Game Ludo Químico é um jogo de perguntas e
respostas e é quase impossível lembrar de todos os bancos de questões que
contém o jogo.
|
Entender
|
2 |
A Lógica e a compreensão do
jogo são de fácil interpretação e muitas vezes contribuem para aprimoramento
do conhecimento.
|
Aplicar
|
3 |
O Jogo Ludo Químico é de fácil
aplicabilidade e pode ser aplicado sempre 1 vez por semana no laboratório de
informática da escola principalmente para os alunos da 3 série do Ensino
Médio que estão se preparando para os vestibulares.
|
Analisar
|
2
|
A análise do Jogo é de fácil
compreensão e muitas vezes é positiva.
|
Avaliar
|
2 |
A avaliação é positiva quando o
jogo consiste em contextualizar os conhecimentos adquiridos no decorrer do
Ensino Médio.
|
Criar
|
1 |
O Jogo não permite a criação
pois é um jogo de perguntas e respostas, pode ser uma criação de estratégia
para se chegar ao fim do percurso se acertar as questões propostas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário