Avaliação de Software de Aprendizagem

Esta atividade de avaliação de um Software Educacional  consiste de uma tarefa da disciplina Software Educacional e Objetos de Aprendizagem do curso de Pós-graduação em Informática na Educação do IFES.

SOFTWARE LUDO QUÍMICO


Avaliador:

Magno Cruz Santos
Nome do software:

LUDO QUÍMICO
Objetivos educacionais:
Ludo Químico é um "Game" de química, baseado no antigo jogo indiano Pachisi, no qual o objetivo principal é chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões de química que aparecerão pelo percurso.
As questões seguem os "Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN´s do Ensino Médio". Portanto, o conteúdo de química é o mesmo ministrada em qualquer escola pública ou privada. É nesse sentido, um ótimo simulado para quem está prestando vestibular, pois aborda todas as áreas da química.
Acesso/Download:
Classificação (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Apresentação

1
O software avaliado apresenta poucas vezes somente informações.
Consulta

1
Analisando o Software do Ludo Químico percebo que poucas vezes é permitido a consulta a informações, buscando testar o conhecimento adquirido pelo aluno do conteúdo de Química do Ensino Médio.
Pergunta/resposta

3
O software educativo Ludo Químico, no meu entender se enquadra claramente com perguntas e respostas pois interage com o usuário afim de avaliar o conhecimento do aluno a respeito do conteúdo cobrado de Química do Ensino Médio pelos PCN´s .
Tutor inteligente

N
Nesse Jogo não vejo vestígios de classificação do estilo Tutores Inteligentes.
Construção

N
Não percebo neste Jogo vestígios de Construção.
Jogo

3
O Ludo Químico é um tabuleiro onde para se chegar ao final você deve responder perguntas relacionadas ao conteúdo de química, logo percebo que ele pode ser classificado como Jogo pois existem situações de softwares de perguntas e respostas.
Simulação
N
Nesse Game não vi traços de simulação, pois não há simulação da realidade ou imaginário.
Micromundo

N
Essa Característica não se faz presente no Jogo Ludo Químico, pois não ocorre traços de de construção do conhecimento, percebe-se traços de contextualização e verificação de aprendizagem de forma lúdica e interativa.
Programação

N
Não contém também comandos de execução programável, logo não faz parte do Game Ludo Químico.
Comunicação

2
O jogo possui interação com outros usuários, inclusive há um blog interativo além do software, permitindo o contato com outros usuários e favorecendo o conhecimento da química.
Cooperação

0
Não há a possibilidade de construção coletiva e colaborativa da aprendizagem, essa característica não está presente na realidade do Jogo Ludo Químico.
Usabilidade (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Presteza

3
O programa apresenta presteza pois é um software interativo de fácil manuseio além de possuir agilidade no acesso.
Agrupamento

2
Como o Ludo Químico se dá num tabuleiro há uma sequencia lógica que o aluno ou jogador deve percorrer  e evoluir se acertar a cada pergunta que é lançada no decorrer dos passos. Um jogo muito interessante e bem agrupado.
Feedback imediato

3
O retorno é imediato e ocorre logo depois que o aluno aciona a tecla de verificar resposta, sabendo se acertou ou errou.
Ações explícitas

2
O programa possibilita que o jogador ou aluno possa explicitar suas ações no sentido de evoluir no decorrer do jogo.
Controle do usuário

1
O Jogador ou aluno poucas vezes tem controle total da situação por se tratar de um jogo de perguntas e respostas e seu desempenho ir evoluindo à medida que o mesmo acerte as perguntas que são lançadas na trilha do tabuleiro.
Consistência

3
É um software muito fácil de utilização, onde todo usuário, mesmo sem experiência possa utilizar, sem limites de possibilidades.
Significado

3
O programa encontra-se na Língua Portuguesa e com uma linguagem fácil e compreensiva.
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Lembrar
1
O Game Ludo Químico é um jogo de perguntas e respostas e é quase impossível lembrar de todos os bancos de questões que contém o jogo.
Entender

2
A Lógica e a compreensão do jogo são de fácil interpretação e muitas vezes contribuem para aprimoramento do conhecimento.
Aplicar

3
O Jogo Ludo Químico é de fácil aplicabilidade e pode ser aplicado sempre 1 vez por semana no laboratório de informática da escola principalmente para os alunos da 3 série do Ensino Médio que estão se preparando para os vestibulares.
Analisar
2
A análise do Jogo é de fácil compreensão e muitas vezes é positiva.
Avaliar

2
A avaliação é positiva quando o jogo consiste em contextualizar os conhecimentos adquiridos no decorrer do Ensino Médio.
Criar

1
O Jogo não permite a criação pois é um jogo de perguntas e respostas, pode ser uma criação de estratégia para se chegar ao fim do percurso se acertar as questões propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário