Prática Docente

Fale sobre a afetividade na Relação Professor-Aluno


A aprendizagem é o resultado entre as estruturas mentais e o meio ambiente, e nesse ambiente entra às pessoas que estão inseridas neles e consequentemente as relações sociais. Logo nas Relações Sociais a afetividade e a afinidade é um fator que se faz presente no processo e pode se destacar positivamente e contribuir para que o conhecimento seja internalizado e contextualizado. Os teóricos concordam unanimemente que a afetividade é um fator contributivo para a aprendizagem; logo eu concordo com os pensamentos relatados por eles e acredito que no decorrer do desenvolvimento do ser humano as relações vão se intensificando e a afetividade vai tornando esse conhecimento mais prazeroso. Num ambiente escolar (seja ele presencial ou virtual) essa relação vai se intensificando e fortalecendo fazendo com que a relação professor-aluno, tutor-aluno seja fortificada e contribua para uma maior aproximação surtindo consequentemente o interesse pelo assunto que está sendo discutido.
Como experiência que comprove essa relação entre afetividade e conhecimento posso relatar o curso de química à distância que estou fazendo pela UAB/UFES: as disciplinas específicas de química (bioquímica, química orgânica, físico-química, química analítica, etc..) são muitos complexas e desestimulam na continuidade do curso, porém as relações de afetividade e afinidades que foram criadas virtualmente com o professor especialista da disciplina e os tutores (presenciais e à distância) foram tornando o conteúdo mais prazeroso, contribuindo assim para um conhecimento mais efetivo daquilo que estava aprendendo. Acredito com isso que, assim como os ideais dos teóricos que pregam uma educação baseada na relação social e na afetividade, o conhecimento vai se fortificando e o interesse pela química foi se tornando maior.
O professor ou futuro professor deve reconhecer e identificar essa relação e deve possuir a mentalidade de ensinar no novo método de contextualização: aquele baseado na troca mútua de conhecimentos, de experiências e que tenha mecanismos e recursos novos que possibilitem criar a afetividade, trazendo o conteúdo do que está se ensinando para o mais próximo da realidade e contribuindo para uma efetivação do ensino.



Como posso utilizar as tecnologias para melhoria da minha prática docente, dentro da realidade local na qual estou inserido, buscando favorecer a aprendizagem?


A tecnologia na área da educação é realidade nos dias atuais, e todos os estabelecimentos de ensino já estão inseridos nessa nova tendência da atualidade. Cabe a cada um de nós termos consciência desta realidade e como professores estarmos inseridos nesse processo, contribuindo e utilizando as tecnologias da informação e comunicação em nossas aulas.

Utilizando tecnologias como a lousa ou quadro digital, utilizando as redes sociais e recursos da tecnologia da informação e informática (celular, ipad´s, smartphones, notebooks) com softwares associados às disciplinas na sala de aula, acredito que posso melhorar a qualidade da contextualização e entendimento do conteúdo pelos alunos e desta forma melhorar a qualidade do ensino na região no qual estou inserido. Trabalhar temas que estão acontecendo na realidade onde os alunos estão inseridos e enquadrando-os nas tecnologias disponíveis; acredito que o ensino se torne mais efetivo e os alunos se sintam mais motivados e preparados para dar continuidade a seus estudos, contribuindo também para a melhora da prática docente. Só depende do professor tomar a iniciativa, tirar o mito de que a informática irá substituí-lo e adotar práticas de trabalhar a informática na educação, contribuindo para a melhora da qualidade da educação.

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